Bioimpedância avalia o controle do peso e taxa de metabolismo

Apesar do nome complexo, procedimento bem simples permite avaliar as condições do corpo e é frequentemente feito principalmente em atletas

A bioimpedância pode ter esse nome difícil, mas a definição é simples. Consiste em um procedimento simples, rápido e não invasivo, que realiza uma análise fidedigna da composição corporal, pois apresenta as características do corpo (gordura, massa magra-músculos e água), dando ao médico, junto com outros exames, uma abordagem mais precisa para alcançar objetivos na busca não somente de um corpo perfeito, mas também de uma vida saudável.

Alguns resultados obtidos com o exame de bioimpedância são o percentual de massa de gordura corporal, massa de músculo esquelético, peso corporal, IMC (Índice de Massa Corporal), percentual de gordura do corpo, controle do peso, controle de gordura, controle de músculos e taxa metabólica basal. O exame pode ser realizado por médicos especialistas, principalmente nutrólogos esportivos, no caso de atendimento a atletas, e também é comum ser realizado em crianças e em pessoas que buscam qualidade de vida e bem estar.

Segundo o médico nutrólogo Octaviano Cruz, de Belo Horizonte, o exame é recomendado para pessoas que pretendem iniciar dietas, e realizar controle do peso seja para perder ou para ganhar massa. Através da bioimpedância, os médicos podem acompanhar os resultados de uma reeducação alimentar e de atividades físicas não somente a olho nu, mas também através de exames oficiais e embasamento nutricional.

 

Dicas para quem realizar a bioimpedância:

Apesar de ser um procedimento simples, alguns cuidados são necessários antes de realizar o exame:

 

 

– O consumo de bebidas alcoólicas, doces,  cafeína, além da prática de atividades físicas devem ser interrompidos de 48 a 24 horas antes do procedimento

– Jejum a partir de 4h antes do exame

– Urinar 30 minutos antes de realizar a bioimpedância

– Evitar realizar o exame em períodos menstruais

– Não utilizar, durante o procedimento, objetos metálicos no corpo, como anéis, pulseiras, brincos, relógios e outros.

 

Além dessas recomendações, outras orientações são passadas pelo médico.

Serviço:

Dr. Octaviano T. N. B. Cruz

CRM 133534

 

– Tratamento da Obesidade e Emagrecimento

– Nutrologia do Esporte, Gestante e Idoso

– Medicina Preventiva e Clínica Geral

– Tratamento de Transtornos Alimentares

 

Site: www.droctavianocruz.com.br/cms

Agende uma consulta: consulta@droctavianocruz.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista responsável: Maíra Rolim

Contato: (31) 3021-0204/ 9120-1068

Site: www.agendacomunicacaointegrada.com.br