Estudo: dieta do mediterrâneo seria a melhor

Entre notícias de novos remédios para emagrecer e cardápios cada vez menores e menos variados, uma declaração feita por profissionais da saúde britânicos afirma que uma dieta rica em verduras, legumes e cereais, como a Mediterrânea, é mais eficiente para perder peso e evitar risco de doenças cardíacas do que a restrição calórica.

O artigo foi publicado na revista científica PMJ (Postgraduate Medical Journal) e assinado por nomes de peso, como o presidente da Academy of Medical Royal Colleges do Reino Unido, Terence Stephenson, e Mahiben Mara, alto funcionário do NHS (National Health Service, o SUS britânico). Os responsáveis pelo texto criticaram a indústria da dieta, que apoia a redução calórica e afirmaram que um cardápio repleto de frutas, legumes, peixes, vegetais, cereais e azeites são sinônimos de corações e corpos sadios.

Segundo os autores, o impacto da dieta mediterrânea, provinda de países como Portugal, Espanha e Itália, na saúde do paciente se dá de forma muito rápida. Mesmo sendo rica em gordura, esse tipo de alimentação reduz o risco de ataque cardíaco e derrames pouco tempo depois de colocada em prática – eles fizeram testes controlados em grupos aleatórios. Os pesquisadores ainda afirmam que a perda de peso pode sim ser aliada de pratos saborosos, porém saudáveis.

(Fonte: BBC UK)

Posted in: