Temperar os alimentos com ervas garante sabor à refeição e traz benefícios para a saúde

Além de saborosos, alguns temperos possuem propriedades positivas à saúde humana e garantem sabor às refeições

 

O paladar é um sentido muito apreciado pelos apaixonados por boas refeições, e é exatamente nesse contexto que se torna perigosa a utilização em excesso de temperos prontos à base de sal, e alguns industrializados, como ketchups, mostardas, entre outros. Eles podem gerar problemas em órgãos do corpo humano, podendo até resultar em perdas significativas de suas funções. Porém, se bem escolhidos, os temperos acrescentam um sabor especial às refeições, e podem garantir benefícios à saúde do corpo humano.  De acordo com o médico nutrólogo, Octaviano Cruz, a cebola e o alho são grandes exemplos de temperos que possuem propriedades positivas à saúde, e ambos contêm substâncias que previnem o câncer de estômago e do intestino grosso, auxiliam no controle da pressão arterial e são abundantes em propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas, que realizam o controle do colesterol.

Ele explica que as pimentas também são uma grande aliada ao sabor e à saúde, elas possuem a capsaicina, substância responsável pela pungência do sabor do alimento. São repletas de propriedades anti mutagênicas, fator que impede a formação de células cancerígenas, e aumentam o gasto de energia do organismo, devido à produção de calor, ponto positivo para as pessoas que querem reduzir o peso.

O orégano, além de ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais, contém polifenóis que conferem à erva características anticépticas e antiinflamatórias, auxiliando também na perda de peso. Outra erva que possui um sabor único e efeitos positivos ao organismo humano é o alecrim, utilizado como um “remédio” natural para melhorar a memória, controlar oscilações de humor, combater e diminuir crises de enxaqueca, e ainda colabora no fortalecimento do sistema de imunidades do corpo humano.

O médico afirma que não existe contra indicações a respeito do uso diário dos alimentos citados, a quantidade é livre e só tende a garantir benefícios a saúde humana. A maneira como prepará-los também não interfere no valor nutritivo dos mesmos, aquecidos ou cru, eles podem ser grandes aliados a sua saúde e ao seu paladar.

 

Serviço:

Dr. Octaviano T. N. B. Cruz

CRM 133534

 

– Tratamento da Obesidade e Emagrecimento

– Nutrologia do Esporte, Gestante e Idoso

– Medicina Preventiva e Clínica Geral

– Tratamento de Transtornos Alimentares

 

Site: www.droctavianocruz.com.br/cms

Agende uma consulta: consulta@droctavianocruz.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista responsável: Maíra Rolim

Contato: (31) 3021-0204/ 9120-1068

Site: www.agendacomunicacaointegrada.com.br